SAMU de Ipu completa um ano de atividades nessa quinta-feira (15).

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completa um ano de atividades em Ipu e região com a marca de 925 atendimentos concretizados. O serviço foi implantado em 15 de abril de 2020 e opera com duas ambulâncias, uma de suporte básico e outra de atendimento avançando de UTI Móvel.

O SAMU-192 é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências, cujo objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras), que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O SAMU-192 funciona 24 horas por dia, durante 7 dias por semana. A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência a seguir:

** Acidentes / traumas com vítimas;

** Choque elétrico;

** Falta de ar intensa;

** Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

** Afogamentos e engasgo;

** Intoxicação ou queimaduras graves.

Equipe da Base do SAMU de Ipu: Coordenação: Juliana Guilherme. Médicos: Eugennia Magalhães Paula Jordana Furtado Gerson Lemos Yan Breno Damasceno Neto Melo Michell do Amaral. Enfermeiros: Acleciane Martins Aretha Aragão Clarissa Costa Débora Martins Alam Sipião Pedro Eugênio Martins. Técnicos: Christiane Miranda Sam-Nara Nadya Oliveira Francisca Bandeira Hilanna Melo Pedro Paulo Alves. Condutores: Jakson Aragão Júlio Nobre José Bezerra José Olímpio Edmilson Claudino Matheus Nobre Thiago Soares Aricildes Araújo.

O Secretário de Saúde do Município, Sr. Sebastião Rufino se fez presente na manhã desta quinta-feira, 15 de abril de 2021 participando dessa comemoração “simbólica”, nessa ocasião, o secretário destacou a importância das atividades SAMU em salvar vidas aqui no nosso município de Ipu, “Terra de Iracema”.

Governo Municipal de Ipu

Prefeito Robério Rufino

Secretaria de Saúde do Município

Secretário Sebastião Rufino

Gestão “O Progresso Continua”

** Postagem de Afrânio Soares e texto de Fagner Freire (IN)

Notícias recentes

Governo Municipal de Ipu realizou nesta quinta (18) a distribuição dos tíquetes do Programa Vale Gás Social em parceria com o Governo do Estado.

Por Afrânio Soares (Aconteceu Ipu) Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, o Governo Municipal de Ipu, sob a liderança do Prefeito Robério Rufino, em colaboração com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Setas), realizou a entrega dos tíquetes do 1º lote de 2024 do Programa Vale Gás Social. Essa iniciativa,

Governo assina termo de renovação da 4ª Edição do Programa Cidade Empreendedora.

Por Afrânio Soares O Governo Municipal de Ipu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com o Sebrae Regional da Ibiapaba, celebrou um importante marco nesta última segunda-feira, 15 de abril de 2024: a renovação do Programa Cidade Empreendedora, edição de 2024. Este evento não só simboliza um compromisso renovado com